Arquitetura UFMS

CONSTRUÇÃO LIMPA E RÁPIDA COM ALVENARIA ESTRUTURAL

 

 

 

Já pensou em inovar sua técnica construtiva? Use a alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Ela pode ser não armada ou armada. A não armada utiliza como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação, porém com reforços metálicos nas cintas, nas vergas, nas contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (microconcreto de grande fluidez e resistência) envolvendo barras de aço.

 Abaixo apresentamos um projeto de modulação da alvenaria estrutural. Tata-se de um projeto educativo sem previsão estrutural, hidrossanitário e elétrico. Disponibilizamos dois arquivos: um PDF configurado para ser impresso em folha A2 e o arquivo fonte do Revit - programa da Autodesk específico para modelagem de estruturas arquitetônicas. 

 

 

Existem várias categoria de blocos estruturais que poderiam compor essa modulação de alvenaria estrutural, tudo depende da indicação de projeto. Aqui, optamos pelos blocos de 14 cm de largura por serem muito comuns. Nosso foco é destacar: a modulação, as vergas e contra-vergas e a alvenaria de amarração (cinta). Lembrando que um projeto completo contaria, no mínimo, com a parte arquitetônica, estrutural, hidrossanitária e elétrica. 

Principais unidades de blocos

 

 Detalhes de modulação da alvenaria estrutural

 

Perspectiva com os detalhes das vergas e contra-vergas, "cinta" e modulação de cada unidade de bloco.

 

 

Detalhe da verga.

Detalha da verga e contra-verga da janela e da "cinta". 

 

Projeto da modulação para impressão em folha A2

 

Modulação da alvenaria estrutural

Modulação

 

Paginações

Paginações

 

Baixe o projeto de modulação da alvenaria estrutural e veja todos os detalhes: arquivo PDF (folha A2) | arquivo Revit

 

 

 

Leia também o artigo  ESCRITÓRIO PLANEJADO COM PROMOB: PROJETO COMPLETO

Curta nosso facebook! Lá tem mais projetos.