Já parou para pensar como as cores afetam seu humor? casa.hsw.uol conta!

circulo cromatico 02

 Círculo cromático

 

Por muito tempo o estudo das cores foi visto como piada. Até que a "brincadeira" começou a render dinheiro. Aí passou a ser coisa séria para um grande número de pessoas. A psicologia da cor virou um tema quente no marketing, ganhou adeptos e se transformou no que se pode chamar de "ciência emergente", embora alguns ainda tratem o tema com toques de anedota. Mas o fato é que pesquisadores e especialistas têm feito descobertas importantes sobre o efeito das cores no humor, nos sentimentos e no comportamento dos indivíduos.

Atualmente, grandes empresas não dispensam em seu planejamento um estudo de cores para aplicar em suas sedes ou lojas visando incluir elementos que aumentem a produtividade de seus funcionários e despertem nos clientes o desejo de ficar mais tempo no local e, logicamente, consumir mais e mais. Porém, muito do que se faz nessa área ainda é visto com reservas.

cores humor

Foto: iStock

 

Área ainda necessita de mais estudos "Dada à prevalência da cor, seria de esperar que a psicologia das cores já fosse uma área bem desenvolvida. Surpreendentemente, pouco trabalho teórico ou empírico foi realizado até agora sobre a influência da cor no funcionamento psicológico. E o que tem sido feito é impulsionado principalmente por preocupações práticas e não rigor científico", afirmaram os pesquisadores Andrew Elliot e Markus Maier ao site About Education.
Todavia, essas preocupações práticas têm gerado algumas conclusões que são aplicadas com sucesso no cotidiano. A norte-americana Leatrice Eiseman, por exemplo, se proclama uma especialista em cores e afirma saber como elas afetam o comportamento humano, ainda que faça uma advertência sobre não existir respostas mágicas.
"Nós temos um depósito de informações sobre cores. Por exemplo, a cor azul é quase sempre associada com o céu límpido, que, quando somos crianças, é uma coisa positiva - isso significa brincar lá fora, se divertir. Evolutivamente também significa que tempestades não virão. É por isso que nos lembra de estabilidade e calma. Há generalidades que podem ser adquiridas a partir de décadas de pesquisa sobre os padrões do que as pessoas pensam sobre cada cor", revelou a especialista em cores ao site Scienceofpeople. Elseman até revelou algumas dicas sobre que cores usar ou abolir no dia a dia:

1) Verde é ótimo para tela de computadores      :
A cor que você escolhe para o ambiente de trabalho pode afetar significativamente sua produtividade. Verde é uma cor repousante para os olhos e produz o mínimo de fadiga ocular. É boa escolha para quem fica na frente de uma tela por muitas horas.

2) Vista laranja para trabalhar      

Laranja é a cor que revela estímulo e entusiasmo. Ela é agradável e reúne a paixão do vermelho e a alegria do amarelo. A laranja (fruta) aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro produzindo um efeito energizante e estimulando a atividade cerebral.

3) Vermelho nos encontros românticos (para mulheres)       :
Vermelho é a cor da paixão, do sangue bombeado pelo coração. É a cor para encontros que podem gerar um relacionamento.

4) Azul nos encontros românticos (para homens)      :
Azul é a cor da estabilidade. Mulheres gostam de ver os homens estáveis. Também é calmante e pode ajudar a pessoa a relaxar diante de sua acompanhante.

5) Preto para mostrar agressividade      :
Pesquisadores analisaram estatísticas de mais de 52 mil jogos da liga de hóquei dos Estados Unidos e viram que as equipes que mais foram punidas por agressão vestiam uniformes pretos. Desde 2003, a NHL, a liga profissional de hóquei, estabeleceu uma política de uniformes com cor branca para o time da casa e escura para visitantes. Os autores do estudo mostraram que times com camisas negras foram punidos mais severamente do que quando quando atuavam com camisas brancas.

6) Pinte seu escritório de azul e verde             :
Pesquisadores da Universidade de Creighton, nos Estados Unidos, descobriram em 1999 que as cores influenciam diretamente as emoções e a eficácia dos funcionários. O azul deixa os trabalhadores mais centrados, calmos e esperançosos, além de diminuir as taxas de ataques cardíacos. O verde reduz a ansiedade e está associado ao dinheiro. Uma combinação de ambos é ótima para o local de trabalho.

7) Nunca vista cinza no trabalho      :
Cinza inspira as pessoas à passividade, à falta de energia. Mas, se você gosta mesmo da cor, use juntamente com outra cor mais clara para compensar o efeito do cinza.

 

Cultura pode afetar a "leitura" das cores

Os estudos sobre as cores não podem ser levados ao pé da letra em todos os cantos do mundo. Os sentimentos sobre elas muitas vezes são enraizados por experiências da cultura local ou mesmo por fatos pessoais. A cor branca é um desses exemplos. Enquanto em muitos países ocidentais é um símbolo de pureza e inocência, no Oriente representa luto.

Embora a percepção seja um tanto subjetiva, há alguns efeitos que possuem significado universal. As cores da chamada área vermelha são conhecidas como quentes. Elas incluem o vermelho, o laranja e o amarelo. Envolvem emoções fortes que variam de calor e conforto até raiva e hostilidade.

Do outro lado da balança estão as cores frias, que incluem o azul, o roxo e o verde. Geralmente são associadas a sentimentos de calma, mas podem também ser vinculadas à tristeza e indiferença.

 

Cromoterapia é vista como tratamento alternativo para doenças

Algumas culturas orientais utilizam a Cromoterapia como forma de cura para uma gama de doenças. Também chamada de terapia da luz, ela é usada como forma alternativa de tratamento em que as principais colorações têm o seguinte significado:


    Vermelho: usado para estimular o corpo e a mente. Visa aumentar a circulação.
     Amarelo: para estimular os nervos e purificar o corpo.
    Laranja: para curar os pulmões e aumentar os níveis de energia.
     Azul: para aliviar as doenças e as dores.

 

Fonte/créditos: <http://casa.hsw.uol.com.br/como-cores-afetam-o-seu-humor>